quinta-feira, 11 de junho de 2009

Pre... conceitos

Fui com os meus pais à Alemanha no passado fim-de-semana. Dei uns últimos conselhos (tipo mãezinha): "Escusam de falar em francês, que eles se falarem alguma coisa sem ser alemão, será o inglês... e mal! Ah, e não são um povo propriamente caloroso e amistoso, não esperem grandes simpatias..."

- Primeiro dia, estávamos na rua a inspeccionar um mapa de Colónia (o habitual "é para ali!"... "não, então se o norte é para ali!"... "mas dali foi donde viemos!"), quando pára um senhor que pergunta em alemão: "posso ajudar?".
- Segundo dia, às compras em Dusseldorf, uma senhora andou atrás da minha mãe para lhe dizer que se tinha esquecido de um saco num provador.
- Nos dois dias, dez mil (o meu número favorito para tudo o que é MUITO) pessoas se disponibilizaram para mostrar onde era o rio, para indicar onde estava o expositor, para responder com um sorriso, para rir só porque sim...

Mas desde quando é que os alemães se tornaram num povo simpático? (tenho mais amigos alemães que de outras nacionalidades europeias- salvo portugueses - , e são os maiores... mas continuo a achar que o povo em geral não é dos mais amistosos!)

4 comentários:

Ariadne disse...

Influencias grandiosas de Cruelas e Aldi-Jis, ves?

Mol disse...

Debes achar!!! :P

RUX disse...

com tantos exemplos positivos da simpatia dos alemaes, porque mantens essa opiniao? nao será um preconceito a eliminar dentro de ti?

Mol disse...

Tenho tanta coisa para eliminar de dentro de mim, amori... que moralista!