quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

declaração anual de informação contabilística e fiscal

Pelo título apelativo, suponho que vou ter imensos leitores


Depois de todos os problemas com a segurança social, julgava que tinha limpo o meu cadastro junto das autoridades do nosso querido país.

Eis senão quando recebo o alerta: ah e tal... uma tal de declaração anual de informação contabilística e fiscal... Hum... Nunca ouvi falar, mas pelos vistos devia ter entregue duas...

O que mais me deixa lixada (para não dizer outra coisa) é o facto de eu, a partir do momento em que a Segurança Social me entrou na vida (e na carteira), ter andado sempre muito cuidadosa e atenta, a chatear pessoas, a incomodar os serviços de finanças só para perguntar se está tudo bem, e se preciso de dar mais alguma coisinha, mais um papelinho, uma declaraçãozinha, e o que é preciso agora, e para o ano como é,... e nem uma alma foi capaz de me falar na porcaria (para não dizer outra coisa) da declaração. Eu sei, eu sei, não posso alegar falta de informação, mas mesmo assim isto deixa-me MESMO irritada (para não dizer outra coisa).

Mais engraçado ainda é que quem tem de preencher a dita são os trabalhadores das prestações de serviços, dos recibos verdes, portanto - que como se sabe são os que mais ganham, para andar a pagar estas coimas de caca (para não dizer outra coisa)!

Dixit

9 comentários:

Anónimo disse...

Pois é, minha linda. Desculpa a má novidade que te dei ontém, mas mais vale enfrentar o nosso triste destino!
Aproveito para lançar um desafio: fazermos um abaixo-assinado para enviar para o Ministério das Finanças ou então escrever para a TVI.

Mono disse...

A mim aconteceu-me pior. Por causa de 50 euros tive de refazer o meu IRS de 2005 (!!!) na internet. Tive de acrescentar um anexo G ou F e pronto.
Qual não é o meu espanto quando passado uma semana recebo uma conta de 1300 euros para pagar às finanças.
Pelos vistos, quando acrescentei a merda do anexo, apaguei todos os benefícios fiscais que tinha na declaração. Merda de aplicações...

Anónimo disse...

Pois, eu também fui confrontado com esta caça à multa (foi assim que a sra das finanças me explicou o objectivo desta declaração...) e com o pagamento de 2 coimas (2007 e 2006),de 124€ cada. Que engraçado estarem a cobrar nesta altura, de crise, de compra de prendas, e de empenho no salvamento do corrupto sistema bancário, a coima relativa a 2006!!! É UMA VERGONHA!!! É assim que o estado se comporta com aqueles que tudo fazem, e com tantos sacrifícios, por cumprir com as suas obrigações... sendo impossível cobrar mais impostos (é que não dá mesmo, ainda para mais com as eleições à porta...), inventam declarações que não servem para nada, porque toda a informação que é pedida na declaração já está na posse das finanças!!! temos que ser nós a fazer o trabalhinho todo!!! Por Favor!!! Para se ter uma ideia da importância desta declaração, quando tentei saber mais informações, fiz uma pesquisa no google e vim parar a este blog!!! (sem ofensa...)... ou seja, não há divulgação nenhuma sobre a obrigatoriedade da entrega desta declaração por parte das entidades (in)competentes, precisamente para conseguir chular o pobre do contribuinte, em especial os de 2ª, os trabalhadores das prestações de serviços (os tais do recibo verde). Também me foi dito que poderia recorrer, mas que isso de nada adiantava... só servia para no final pagar mais 20€ por cada recurso. Abaixo Assinado, TVI, Greve... qualquer coisa podem contar comigo que realmente isto se torna revoltante. Andei eu a estudar tantos anos... devia ter feito como o outro e comprado o diploma! e aproveito para desabafar e dizer que não contem mais com o meu voto de 2ª!!!

Mol disse...

Pois eu acho inacreditável - também tenho duas multas dessas, Pedro. Consta que até quem tem contabilistas a tratar das "papeladas" levou com este presente... Enfim, é mesmo vergonhoso, não tenho palavras.

Anucha, sou a favor de uma divulgação para os Media! Mais, até acho que as tvs iriam gostar. Conta comigo, apesar de à distância. Para a semana vou aí.

Bom, pelo menos parte do meu subsídio de Natal já está destinado! Já não recebia uma coisa destas há tanto tempo, que tinha logo de levar um corte... Enfim, ando há séculos a gozar com uma frase típica de emigrante e desta vez vou usá-la mesmo a sério: "só em Portugal!"

Anónimo disse...

É isso mesmo Pedro! Eu já enviei um e-mail para a TVI.
No meu caso disseram para fazer um requerimento a pedir a redução da coima, assim em vez de 100€ de coima e 24€ de custas, pagarei 50€ de coima e 48€ de custas. Enfim: passo de 124€ para 98€.
Quanto a ti Moleiro, compreendo o que sentes... Pela 1ª vez recebo alguma coisa parecida com subsídio de Natal e irá quase todo para pagar as 2 infracções.

Anónimo disse...

Pois é caros amigos. Parece que nós os "empresários em nome individual" devemos ao Estado 2 declarações anuais (sem validade nenhuma - apenas obrigatórias) e respectivos 248 euros de multa. Só uma questão: é normal emitirem o Auto a 7 de Dezembro e a data limite para pagamento da coima ser a 12 de Dezembro ? 7 dias depois ?!?!
Continuaremos a ser nós os "ricos" a aguentar com o país ás costas...
Um grande obrigado ao Estado Português por fazer deste Natal um natal (ainda) mais pobre.

Cumprimentos a todos

Anónimo disse...

Parece que o roubo era tão evidente, tão descarado, que houve um 'pequeno' recuo... não por justiça, muito menos por vergonha, mas sim pelo peso da pressão... este país é assim, tem que se refilar senão... agora, é certo que irão tentar compensar este 'buraco' nas cobranças de alguma forma... vamos estando atentos!!!
eu na condução, principalmente nesta época, não passo dos 20km/h, páro nos sinais mesmo antes destes passarem ao amarelo e coloco sempre o telemóvel na bagageira, mas sei que se me mandam parar...)

Mol disse...

Obrigada, Pedro! Finalmente uma boa notícia... :)

Jorge Coelho disse...

Pois já não é notícia, mas pode o seguinte link confirma o adiamento das coimas... até ao final de Janeiro de 2009. Portanto, é favor anotar nas agendas a primeira promessa para 2009... fazer as ditas declarações, isto só para não começar mal o ano.

Boas festas

(o link: http://www.portugal.gov.pt/Portal/PT/Governos/Governos_Constitucionais/GC17/Ministerios/MF/Comunicacao/Notas_de_Imprensa/20081215_MEF_Com_Declaracoes_Fiscais.htm)