quinta-feira, 31 de julho de 2008

Batidas sumarentas

Se um festival se chamasse assim em Portugal não teria grande sucesso (se bem que depois de ontem ter visto o sucesso do Roberto Leal em directo de São Pedro de Moel à hora de almoço já não digo nada...)!
Mas pelos vistos o Westfalenpark de Dortmund gostou tanto da minha presença há 15 dias que já este fim-de-semana temos o Juicy Beats. Tem de ser!

A propósito, por cá os pássaros chilreiam e só não há gotas de orvalho matinais porque está um sol maravilhoso, que me obriga a ouvir "Eu gosto é do Verão"! Os tempos de tempestade, trevas, brumas e nevoeiros terão desaparecido?

quarta-feira, 30 de julho de 2008

~~~"Aquase que chorava"~~~

(parafraseando a Monteiro sénior)

Hoje é um dia histórico, o dia em que os informáticos me voltaram a surpreender... eles procuraram, eles lutaram, eles encontraram... E fizeram-me uma surpresa!

Um teclado onde os números e os acentos estão à distância de um clique... um teclado com um "aviso importante"... um teclado português!

Agora são só mais duas semanas até me habituar outra vez ao qwerty e acentos e números...

terça-feira, 29 de julho de 2008

Dicas, truques e segredos, by Mol... (qual Martha Stewart qual quê!)

Como fazer uma sopa com aspecto de sopa de feijão vermelho, sem levar feijão vermelho?
Fácil, comprar uma beterraba pensando que é um nabo e descobrir a verdade demasiado tarde para voltar atrás (as danadas disfarçam pá, põem-se assim a assobiar para o lado e uma pessoa fica confusa)

Como tomar banho com uma mangueira numa banheira?
Nada mais simples. Decidir que se quer um chuveiro novo num sábado de manhã e desenroscar o dito para adquirir um novo exemplar durante a tarde (sim, eu sou muito dada ao bricolage, até sou capaz de - com as próprias mãos - desenroscar um chuveiro). Durante a tarde, passear e comparar os produtos de duas lojas, observando que o tamanho da cena que enrosca é igual ao exemplar que levo na carteira (esta precisão...). Quando descobrir que o tamanho pelos vistos é universal, livrar-se do exemplar antigo num caixote do lixo qualquer na rua. Finalmente decidir pela aquisição do produto da primeira loja por volta das 17h58. Aperceber-se que as lojas fecham às 18h e ao Domigo não abrem...

Está quase!!!

sexta-feira, 25 de julho de 2008

...da cor do céu!

Azul, azul,...

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Um luxo é... (II)

Ter uma reunião de trabalho ao sol no jardim de uma casa, com café e bolinhos, almoçar num restaurante Art Nouveau e descobrir que as férias de Natal (obrigatórias, tem mesmo de ser, que maçada!!!) são de 20 de Dezembro a 4 de Janeiro...

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Um luxo é...

... almoçar a ver o Portugal Total 2008, directamente de Espinho, e ouvir o Gipsy Maia, cidadão de Espinho, onde - pelo que fiquei a saber - a família Maia é muito bem conhecida e acarinhada, cantar "La camisa negra" (ele já fez parte de nove bandas mas há aproximadamente 20 anos que canta a solo e às vezes em duo, com a filha). Achei importante partilhar... partilhar é muito bonito!

Pés

Chegada esta tardia idade, aperceber-me que afinal não calço o 39 mas sim o 40... (nada de comentários desagradáveis sobre os meus pézinhos de donzela!!!)

Post atrasado

Eis a compilação de fotos que resume a visita germânica a Bruxelas, no mês passado. Tardou mas chegou!

terça-feira, 22 de julho de 2008

Bem-vinda Mariana!!!

Nasceu a filhota da minha amiga (também semi-gandaresa) Ju! Parabéns aos papás babados!!!

Um mês...

É quanto falta para voltar a abraçar os meus!!!

Admirador secreto

Há vantagens e desvantagens em ter o nome "cravado" na caixa de correio e na campainha, ao acesso de toda a gente.
Desta feita, parece que tenho um admirador que me deixa flores na caixa de correio... falta de originalidade...

What happened in Dortmund, stays in Dortmund

Gosto muito desta filosofia...
Portanto, a Love Parade foi uma coisa muito linda e divertimo-nos muito! Não há fotos (e mesmo que houvesse, duvido que figurassem aqui!) Mostro-vos as 3 únicas fotos que tirei, do "aquecimento" luso-germânico-britanico-indiano chez Carlos Alemão...
Cheguei a Bruxelas no Domingo ao fim da tarde e dormi directo até segunda... e ainda bem que há uns anos eles adoptaram uma constituição espectacular a 21 de Julho (1831) , porque me soube muito bem ficar em convalescença em casa durante segunda-feira.
Mas a meio das minhas intensas transições entre sofá e cama, senti algo na minha cabeça, como se centenas de cavalos galopassem cá dentro! Fiquei preocupada, mas quando fui à janela fiquei mais descansada...
Vive la Belgique!

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Provas de orientação

Hoje voltei-me a perder, só na hora de almoço (lol). O que vale é que estou cá há mais de três meses! Mas a culpa não é minha, eu não sou desorientada!!! Eles é fazem ruas sem fim, chamam o mesmo nome a duas ruas atravessadas por outras e que nem sequer ficam na direcção uma da outra...!!! Senão reparem na Rue Jourdan (ou Jourdanstraat)... acham normal? Bom, para esquecer este drama fui comprar um pacotito de Leonidas e beber um Delta... perdido por cem, perdido por mil!Bom fim-de-semana! (Eu só volto na terça - já vos disse que segunda é feriado???)

quinta-feira, 17 de julho de 2008

To Love Parade

Pois que vamos todos para a Love Parade em Dortmund.
Para além dos amigos alemães, que já lá estão, vamos ter em jovial convívio luso o artista previously known as Ricky Hornet, a mascote de todos nós - FomFom, e - a surpresa - até outra emigrante gandaro-bairradinó-cubana que responde actualmente pelo nome de Ariadne!
PS - Para a malta trabalhadora, é só para dizer que segunda é feriado aqui!!!

Only in Belgium

Claro que tive vergonha quando soube que o Estádio Cidade de Coimbra não tinha uma entrada suficientemente alta para as camionetas dos clubes...
Mas como se terão sentido os belgas quando souberam que o novo edifício da cadeia não tinha casas de banho?

Cortei o cabelo

A mim pareceu-me um corte normal e simples, mas de acordo com o senhor cabeleireiro, entusiasmadíssimo e gesticulando de uma maneira muito gay, vai estar super na moda este verão! Resumindo, estou super in

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Vira o disco e toca o mesmo

Vivem-se tempos difíceis na Bélgica. É apenas mais um capítulo numa crise política que se arrasta neste pequeno país, capital da União Europeia...

terça-feira, 15 de julho de 2008

Madame Rodrigues (avec un S) de Oliveira Mol

Visionários, estes nossos amigos belgas...
Sabendo que assino Mol no meu blog, quiseram espalhar esta minha identidade, nomeadamente no cartão de assistência médica!!!
Estou mesmo a ver o meu próximo problema, quando uma qualquer autoridade me pedir o "cartão de residência" belga e o Cartão de Saúde e verificar que não é o mesmo apelido apesar de eu reclamar ser apenas uma e uma só pessoa...
E as cartas? O senhor carteiro vai-se ver aflito...

11:00 - Praia da Tocha Olímpica

Estou deslumbrada... A grelha de Verão da RU( começa hoje oficialmente e tem um programa com o nome supra.
Não sei quem foi o "idiota" que se lembrou do nome (juro que não tive nada a ver com isso, mas tenho pena) nem faço ideia do conteúdo do programa (amanhã ouço só para ficar iluminada), mas com este nome só pode ser, indiscutivelmente:

O melhor programa das 11h da grelha de Verão RU( 2008!

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Notas soltas de fim-de-semana

- Frase afixada num café português (ao fim-de-semana dou-me ao trabalho de ir até lá só para a extravagância de beber um Delta!): "O jogo é como as mulheres, Só vai a elas quem tem dinheiro" (não é uma perola? Gosto especialmente da naturalidade com que se diz "ir a elas". Ah, esta macheza!)

- Meninas, esqueçam a Tunísia, Marrocos ou Burkina Faso. O que está a dar agora é a Líbia! Maaaxxxiiiii-Discooooo!!! Da próxima vez que me visitarem, em vez de "knock knock" farão "vouch vouch"

- Os saldos belgas são capazes de ser melhores que os nacionais... Eheheh, eu nem sou de compras mas os preços obrigaram-me!

- Já tenho a TV operacional, chega a ser demasiado grande para a sala! Continuo fascinada com a programação da RTPi... Até consigo perceber melhor a TV Brussel - totalmente em flamengo.

- O Paulo Bento continua a fazer-me rir!

- Há mais pó em Bruxelas do que em qualquer outro local. De uma semana para outra é ver as bolas de cotão a passear pela casa... ou então ando a ficar maníaca das limpezas... (nada que não me tivessem avisado atempadamente)

- Vamos fazer um exercício de "supônhamos": O presidente da cambra deu-me uma casa por eu ser muito pobre, ter uma família numerosa e não ter nenhum para sustentar a família. Eu não gosto da casa nem dos vizinhos. Como é natural, vou à cambra pedir outra casa, hom' essa! Parece um episódio dos Gato Fedorento...

- A vantagem de viver numa terra onde há um novo mundo debaixo dos pés (desde um rio, a metro, comboio, estradas, etc...) é que, mesmo que sintamos um tremor de terra achamos sempre que deverá ser o metro a passar...

- Próximo fdsemana, to LoveParade or not to LoveParade???

sábado, 12 de julho de 2008

Balle pelote

No outro dia, na Grand Place, um desporto que eu nunca tinha visto... Um campo de forma cónica desenhado no chão, cinco jogadores de cada lado e jogam uma bola do tamanho de uma bola de golf à mão (com força). Enfim, é uma mistura de ténis, volley, handball, etc...
Pela idade dos espectadores e pelo entusiasmo da plateia parecia ser uma coisa tradicional e importante. Só agora vim a saber que se chama Balle pelote, tem um campeonato e uma federação!

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Mira é capital europeia da Columbofilia

Hoje estou numa de notícias, mas esta / esta é recorrente e todos os anos me faz sorrir... só quem já lá esteve um dia percebe o que quero dizer (acho que só a Ju)... Ah, os pombos, essa espécie fascinante!!!

E não é que os "atletas" já estão a treinar desde Março no columbódromo? E já estou descansada, porque a competição pode ser acompanhada em tempo real via Internet! :-)

Então os Delfins vão acabar e ninguém me avisa???!!!

É ler o título para perceber o meu choque...

quinta-feira, 10 de julho de 2008

E ei-la que surge...

La gauffre...
Juntamente com a cerveja, os chocolates e as batatas fritas, é obrigatório vir a Bruxelas e experimentar uma destas. Simples, com chocolate, com chantilly, com gelado, quentes, frias, para comer à mão ou com talher, enfim... São uma maravilha!

E depois, há também as moules... basicamente são saborosos mexilhões guisados, acompanhados, claro, por batata frita... Para vocês só sobrou isto, sorry!

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Um preto de cabeleira loira ou um branco de carapinha... não é natural!

Conhecendo as vacas torinas e marinhoas dos meus avós, sempre achei que, com mais ou menos pelo, com mais ou menos pintas ou com mais ou menos gordura, estes bichos nunca sairiam desse padrão: liso ou com pintas... Eis senão quando vejo estas meninas na Holanda... com uma risca!
Estas devem ter... orgulho, orgulho, orgulho, em ser uma vaca!

Gatunos! Pulhas! Cafajestes!

Consulta de Dermatologia - 30 euros (dos quais verei ainda uma grande fatia reembolsada +-26€)

É certo que pago 7,50€/mês para a "mutuelle", mas fazendo as contas, dá um total de 90€/ano - e já paguei consultas de especialidade por bem mais do que isso!

E não me consigo esquecer que um trabalhador independente, além de ser explorado e mal pago, tem ainda de dar no mínimo 150€ por mês para a "Caixa", sem direito a regalias de qualquer espécie!...


Post Scriptum - O emigrante começa a dizer mal do sistema do seu país (qual Dias da Cunha)... mais um sintoma da minha emigrantite aguda...
Post Post Scriptum - Não, não estou a dar as últimas, são só as alergias do costume...

Post Post Post Scriptum - Ah, falta dizer que marquei ontem e a consulta é hoje...

terça-feira, 8 de julho de 2008

Azoigo (...e a saga continua...)

Conversa de almoço, num qualquer passeio, em andamento
Ele - Pardon madame...
Ela - Oui
Ele - Tenho de lhe dizer que é muito charmosa. Já não é a primeira vez que me cruzo consigo mas só agora consegui ter coragem de lhe falar
Ela, depois de gargalhar - É muito simpático, obrigada...
Ele - Queria-lhe perguntar se está livre
Ela - Não, não exactamente, lamento
Ele - Tenho estado na esperança de que estivesse livre, mas quer dizer então que a resposta é negativa?
Ela - Sim, peço desculpa mas a resposta é negativa. Mas obrigada na mesma.
Ele - Então boa tarde
Ela - Adeus

Duas palavras - IMPRE SSIONANTE

10.000 pessoas em silêncio na inauguração de uma praça a ouvir um fado e um poema de Fernando Pessoa... (Para o João - achei o poema!!!)

Ó sino da minha aldeia,
Dolente na tarde calma,
Cada tua badalada
Soa dentro da minha alma.

E é tão lento o teu soar,
Tão como triste da vida,
Que já a primeira pancada
Tem o som de repetida.

Por mais que me tanjas perto
Quando passo, sempre errante,
És para mim como um sonho,
Soas-me na alma distante.

A cada pancada tua,
Vibrante no céu aberto,
Sinto mais longe o passado,
Sinto a saudade mais perto.

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Monday...

Estou com aquela sensação das segundas... agravada pelo facto de ter tido um fim-de-semana intenso! Há pouco fui deixar o João no autocarro para o aeroporto e fiquei com uma ligeira sensação de vazio... as despedidas são sempre assim!Andei a mostrar-lhe os locais mais turísticos, comemos gauffres e moules (mexilhões) com batatas fritas e ainda tropeçámos numa festança das grandes, muito animada...
À boa maneira belga, fomos comprar umas cervejas (pouquinhas) às lojas de conveniência (50cl=0,80€), e assitir à inauguração de uma praça, com direito a concertos, fogo de artifício e até um fadinho e uns versos de Fernando Pessoa... Digamos que foi emocionante e mais não digo porque já estou a ver que todos vão ficar a saber dos pormenores sórdidos quando falarem com ele... Espero que até ao meu regresso em Agosto já se tenham esquecido de gozar...
Fica uma amostra do fdsemana...
As fotos são pequenas e são mesmo para ser!!!

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Delírios de fdsemana

Deixei o João na sesta e quando venho a chegar ao trabalho cruzo-me com o Monsieur le Recteur da UC... Por 3 segundos pensei que estava em Portugal.

Bom fim-de-semana, pessoal!

3 meses, 11 livros, 3 línguas

- Sveva Casati Modignani - Lição de Tango
- Luísa Costa Gomes - Setembro e Outros Contos
- Jorge Araújo e Pedro Sousa Pereira - Paralelo 75
- Paul Auster - Mr. Vertigo
- Mia Couto - O Fio das Missangas
- Nicholas Sparks - Três Semanas com o meu Irmão
- Cecelia Ahern - PS, I Love You
- Alice Hoffman - Local Girls
- George Sand - Contes d'une Grand-Mère
- Stella Gibbons - Cold Comfort Farm
- Eça de Queirós - Contos

Por aqui já podem ver o quão ocupada anda a minha vida social... O que não me faz infeliz (como sei que estão a pensar), não paniquem! A solidão faz-nos vencer os nossos medos e fantasmas, faz-nos mais fortes, mais conscientes de quem somos e do que valemos; faz-nos relativizar as coisas, valorizar o importante, esquecendo o supérfluo. E descobrimos a PAZ!

quinta-feira, 3 de julho de 2008

What's new?

O principal acontecimento desta semana é a aquisição de uma TV em segunda mão! Dadas as circunstâncias, e visto que nunca se sabe o dia de amanhã, optei por esta compra que não obriga a um investimento propriamente dito. É arriscado mas tem a sua graça. Além disso, o vendedor é um jovem casal de bons samaritanos, típicos americanos, que vivem com os filhos alegremente numa casa na província, e não me parece que vá sair defraudada.

No trabalho, continua tudo a deslizar - há bastante actividade e ainda muito a estudar/aprender! Depois do Verão recomeçam as reuniões e Graz, Poitiers e Granada já estão na minha agenda. Ah, e dentro de pouco tempo chega o meu novo computador, com teclado QWERTY!!! (quase chorei quando me disseram que era possível)

O culminar da semana é a visita do Johny este fim-de-semana, que é prolongado em Coimbra (gggrrrrrr)! Adoro ter visitas... saber das novidades, do pessoal e contar coisas, com ou sem importância! E sentir que se está com Amigos, daqueles com A grande. E também aperceber-me que falo português de uma forma diferente (pelo menos para mim, ainda não acho que seja muito audível para os outros).

Por falar em visitas, tenho mais uma "marcação" da Coelha e marido, no início de Agosto! E depois são só mais 15 dias e lá vou eu para o recanto à beira-mar plantado... trálálá

quarta-feira, 2 de julho de 2008

O Sexo e a Gândara

Desde que fui ver o Sexo e a Cidade - the movie (by the way, toma lá 9,20€!), ando com a ideia pioneira de propor uma edição do filme O Sexo e a Gândara!
Em vez de quatro personagens principais, teríamos um pouco mais, umas sete ou oito. Eu teria obrigatoriamente de ser a Carrie, não só porque fiz este credível teste profissional mas também porque ela escreve para o pasquim local.
Quanto às conversas e assuntos, temos apenas de moderar o nível habitual para conseguirmos chegar a um patarmar semelhante à versão original.
Visualize this:
A cena passa-se na Queixada da Raposa (ainda não sei se de Cima ou de Baixo, estou indecisa quanto ao cenário e luz apropriada).
Carrie passeia pela rua principal exibindo um vestido Vivienne Westwood quando repara que espetou o enorme salto dos seus sapatos Manolo Blahnik numa bosteira... Incomodada, tenta resolver a situação num canteiro, bem perto de um curral.
Eis senão quando se abre a porta do curral e - começa a música, algo como "Brinca Comigo Maria", do Emanuel - sai de lá Mr Big, assim chamado devido ao seu tamanho... chamemos-lhe roliço. A câmara detem-se neste personagem, que suga ruidosamente uma palhota seca. Tem as galochas bem sujas, e coça o proeminente umbigo que a t-shirt demasiado curta faz destacar (com o mindinho, claro). Detem-se com uma exclamação (soa a: "éu!"), apoia o cotovelo no cabo da forquilha e segue-se uma longa e lânguida troca de olhares.
E a partir daqui temos filme!

Foi ontem

Agora é só uma vez por mês

terça-feira, 1 de julho de 2008

Orgulho

Vejam só a capa da revista semanal da comunidade imigrante (em inglês). Sim, é uma bandeira portuguesa e lá dentro recomendava-se a emotiva zona dos portugueses para assistir aos jogos do Euro (mesmo com Portugal fora da corrida).