quinta-feira, 12 de junho de 2008

Do matreco belga...

Ontem fui ver o jogo aqui pertinho, num bar que tinha a bandeira portuguesa à porta (enquanto os meus pais foram dar um pulinho ao Luxemburgo).
O dono não tem ares de Português, mas pelos vistos, segundo me disse, é filho de uma mistura... e fala português (é o Pêdrrrô). Na assistência estavam - julgo eu - apenas mais dois portugueses (contando comigo). O resto eram belgas que gostam de futebol e simpatizam com a nossa selecção.
Mas o entusiasmo, embora nada consiga bater o do primeiro jogo, foi igualmente grande e parecia que estávamos num só grupo, toda a gente a falar com toda a gente, como se nos conhecessemos da escola.
O jovem do balcão estava especialmente entusiasmado e, consoante o resultado do jogo, descia o preço da cerveja, de modo que comecei a 1.50€ e quando dei conta estava a pagar a cerveja a 50 cêntimos... Há que contar isto ao Tó em Coimbra e à Alice na PT!
No final, os três jovens com quem tinha estado a falar iam jogar matreco... a mesa estava ali ao lado e comecei a fazer os aquecimentos... foi assim que me inaugurei no maravilhoso mundo do matreco em Bruxelas. Como podem imaginar, dei logo ali um show de bola, com reviengas, passes cruzados, fintas inacreditáveis e remates colocados. Uma pequena amostra do que sei fazer, claro... se bem que as mesas aqui não permitem o futebol rápido e de passes curtos que tanto gosto de praticar! (ahahaha)
Os bonecos são muito estranhos: não são encorpados como os nossos, são apenas um pedaço de madeira com uma espécie de chapéu, com poucos traços humanos. O mais bonito são os pés... como explicar... bem, os pés têm a forma da letra V, o que quer dizer que os matrecos deverão ser uma mistura de jogadores da bola e bailarinos de ballet em pontas. É um bocado abichanado, não é? Mas o Veloso mais novo era capaz de gostar (já sei que me vão responder com a "mariazinha", mas não vale a pena, que ela anda a jogar tão bem...) Da próxima vez tiro fotos e mostro!
Mais importante ainda, e que também precisa de ser relatado ao Tó: com 0.50€temos direito a 10 bolas - e numa mesinha nova e lisa!

Sem comentários: